Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Unidade Costeira da GNR resgata 40 migrantes em barco de borracha no mar Egeu


Sexta, 25 de Outubro de 2019

A Unidade de Controlo Costeiro GNR, inserida na missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), detectou e resgatou hoje 40 migrantes, numa zona a este da ilha de Samos, Grécia, informou aquela unidade militar.

Em comunicado, a GNR refere que numa acção de patrulhamento detectaram uma embarcação de borracha, a cinco milhas náuticas da costa, com cerca de seis metros e com excesso de lotação, tendo sido resgatadas 40 pessoas, das quais 14 crianças, 14 mulheres, e 12 homens.

No transporte dos migrantes até ao porto de Pyrhagorio - adianta a GNR - foram distribuídas águas e produtos alimentares, uma vez que estes apresentavam sinais de desidratação. Foi ainda prestada assistência médica imediata a todos os migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros. À chegada ao porto, os migrantes foram entregues às autoridades gregas.

Esta foi a terceira acção de resgate efectuada pela GNR no mar Egeu, durante esta semana. Na passada segunda-feira, já tinham sido resgatados 85 migrantes.

Este ano e até ao momento, a GNR efectuou mais de 1060 patrulhas, o que corresponde a cerca de 6.500 horas de empenhamento, tendo detectado 260 embarcações e auxiliado aproximadamente 2.650 migrantes.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu