Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

GNR inicia primeiro curso de guardas florestais com 164 elementos


Quinta, 24 de Outubro de 2019

Um total de 164 elementos, 11 das quais mulheres, iniciaram esta semana o curso de ingresso na carreira de guardas florestais, a primeira formação ministrada pela GNR, indicou hoje a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais destinado a 164 novos elementos visa o reforço do dispositivo do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR que conta, neste momento, com 281 Guardas Florestais ao serviço.

Este concurso, que foi aberto em Fevereiro desde ano, destinava-se à contratação de 200 guardas-florestais, mas começaram o curso 164 numa carreira que não admitia qualquer novo elemento desde 2006.

A GNR explica que o Governo autorizou a Guarda a proceder ao recrutamento externo de efectivos para reforço das equipas de guardas florestais tendo em conta que a protecção da floresta é “um objectivo estratégico para o país, e enquadrado na opção política que define como acção de carácter prioritário o reforço e estruturação dos processos de prevenção, vigilância e de apoio ao combate aos fogos florestais”.

Segundo a corporação, os guardas florestais exercem funções em matérias que por lei lhes atribui a qualidade de órgãos de polícia criminal, desenvolvendo missões que concorrem para a prossecução do serviço da GNR, em prol da protecção do ambiente, da conservação da natureza e biodiversidade, da riqueza cinegética, piscícola e florestal.

Os guardas florestais foram transferidos para a GNR em 2006 sendo integrados no quadro de pessoal civil da Guarda Nacional Republicana para o reforço da capacidade de vigilância e fiscalização em Portugal.

O 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais começou na segunda-feira na Escola da Guarda e tem um total de 836 horas, 286 das quais em contexto de trabalho, e abrange matérias relacionadas com a silvicultura, caça e pesca, armamento e tiro e investigação de causa de incêndios.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu