Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nancy Pelosi pede saída de Maduro e defende regime especial para venezuelanos que emigram para EUA


Sexta, 04 de Outubro de 2019

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse hoje que Nicolás Maduro deve abandonar rapidamente o poder na Venezuela e defendeu um regime especial para os venezuelanos que emigram para a América.

Durante um encontro em Weston, na Flórida, com a comunidade venezuelana, que atinge as 200 mil pessoas, Pelosi disse que Maduro e os seus aliados, Rússia e Cuba, "querem destruir a fé" nos princípios democráticos. "A batalha pela Venezuela é pela democracia em todo o lado, e certamente neste hemisfério", referiu Pelosi, que recordou o diploma aprovado na câmara baixa do Congresso, dominado pelos democratas, que outorga um "Estatuto de Protecção Temporária (TPS)" aos venezuelanos que emigraram para a América, de maneira a que possam viver e trabalhar legalmente.

O diploma deve passar agora pelo Senado, que está sob o controle dos republicanos, que apoiam o presidente Donald Trump.

Nesta quinta-feira, o senador republicano da Flórida Rick Scott pediu a Pelosi, numa publicação no Twitter, que os democratas aprovem uma emenda ao diploma apresentada na semana passada e que foi chumbada.

A emenda propõe que o "Estatuto de Protecção Temporária" tenha uma duração de apenas 18 meses, exigindo a aprovação do Congresso para eventuais prolongamentos, que não devem ser superiores a ano e meio.

Pelosi recordou que a medida é temporária, mas que deverá acompanhar a situação social e política em que vive a Venezuela, expressando dúvidas sobre se será possível ultrapassar a crise neste país em 18 meses.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu