Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Marinha recupera equipamento oceanográfico norte-americano nos Açores


Segunda, 23 de Setembro de 2019

A Marinha Portuguesa recuperou no sábado, nos Açores, equipamento oceanográfico norte-americano que se encontrava à deriva, a cerca de 15 quilómetros a oeste da Ponta da Ferraria, na ilha de São Miguel, foi hoje anunciado. Num comunicado enviado às redacções, o Comando da Zona Marítima dos Açores explica que o alerta foi dado na manhã de sábado, através do Sistema Integrado de Observação dos Oceanos dos Estados Unidos (IOOS - Integrated Ocean Observing Systems), que informou a Marinha de que "uma bóia oceanográfica, pertencente àquele instituto, se encontrava à deriva, a cerca de 10 milhas náuticas (aproximadamente 15 quilómetros) a oeste da Ponta da Ferraria", no concelho de Ponta Delgada. "A bóia soltou-se da sua amarração, no golfo de Maine, tendo derivado para as águas açorianas, sendo muito importante a sua recuperação face ao valor dos equipamentos", refere a nota.

Esta bóia, com cerca de "uma tonelada de peso e 250 metros de cabo com equipamentos, corria o risco de derivar para terra, destruindo todos os equipamentos", explica ainda a Marinha.

A recuperação "imediata" do equipamento foi realizada pelo navio da República Portuguesa “Setúbal”, que se encontra na Zona Marítima dos Açores numa "missão considerada de cariz urgente face à previsão de agravamento das condições meteorológicas".

A Marinha acrescenta que para a recuperação do equipamento foi efectuada "uma filmagem subaquática pelos mergulhadores do navio ‘Setúbal’ que permitiu aferir o estado do aparelho e garantir o adequado aconselhamento técnico por parte do Instituto Hidrográfico”.

O instituto encontrava-se em contacto directo com o IOOS a acompanhar a operação. De acordo com a Marinha Portuguesa, foi possível "salvaguardar a integridade do equipamento", que será devolvido ao IOOS com o apoio do Comando da Zona Marítima dos Açores.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu