Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Brexit: Oposição quer debate de emergência para legislar contra saída sem acordo


Quinta, 29 de Agosto de 2019

A oposição britânica vai tentar forçar um debate de emergência no parlamento britânico na terça-feira para aprovar legislação que impeça um ‘Brexit' sem acordo, disse hoje o deputado do partido Trabalhista Barry Gardiner. "Vamos procurar iniciar medidas na segunda-feira para tentar obter o que é conhecido como um debate Standing Order Section 24. Vamos tentar apresentar a legislação adequada neste calendário curto que o governo agora determinou", disse hoje na rádio BBC Radio 4.

O responsável pelas questões do comércio no governo sombra de Jeremy Corbyn admitiu que "vai ser extremamente difícil" aprovar uma lei nos dias que restam. "Este é um período crítico e foi desenhado para garantir que torna extremamente difícil passar a legislação necessária que impediria uma saída sem acordo para o qual este primeiro-ministro não tem mandato", vincou Gardiner.

O governo britânico obteve na quarta-feira autorização da rainha Isabel II para suspender o parlamento durante cinco semanas, a partir de um dia a determinar entre 09 e 12 de Setembro até 14 de Outubro.

O parlamento, que só regressa aos trabalhos na terça-feira, após as férias de verão, tinha previsto parar novamente entre o final de Setembro e início de Outubro, durante a época dos congressos anuais dos principais partidos políticos britânicos.

A suspensão do parlamento foi fortemente criticada pela oposição, que vê nela uma tentativa de limitar significativamente o tempo para os deputados apresentarem medidas para impedir uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo.

Manifestações contra a suspensão do parlamento, qualificada pela generalidade dos opositores como um ataque à democracia, realizaram-se em Londres e noutras cidades britânicas e uma petição contra a medida já ultrapassou um milhão de assinaturas.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu