Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Brexit: Isabel II aprova formalmente suspensão do Parlamento


Quarta, 28 de Agosto de 2019

A Rainha Isabel II aprovou hoje formalmente o pedido do primeiro-ministro, Boris Johnson, para suspender o parlamento britânico a partir da segunda semana de Setembro e até 14 de Outubro.

O Conselho Privado da chefe de Estado do Reino Unido anunciou num comunicado que as duas câmaras parlamentares são suspensas “não antes de segunda-feira 09 de Setembro e não após quinta-feira 12 de Setembro” e até 14 de Outubro.

A aprovação do pedido era esperada pela maioria dos analistas, dado o papel neutral que a monarca sempre tem tido, baseando os seus pronunciamentos no critério pelo primeiro-ministro em funções.

O primeiro-ministro britânico pediu hoje à rainha que autorizasse uma suspensão de cinco semanas do Parlamento até 14 de Outubro, duas semanas antes da data prevista para o ‘Brexit’ (31 de Outubro).

A medida foi fortemente criticada pela oposição, que vê nela uma tentativa de limitar significativamente o tempo para os deputados apresentarem medidas para impedir uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu