Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Activar o compromisso com a saúde


Alberto Oliveira e Silva Domingo, 04 de Agosto de 2019

O melanoma, forma mais grave de cancro da pele, está a aumentar e a Liga Portuguesa Contra o Cancro mobiliza-se para informar e sensibilizar as pessoas, ainda para mais nesta época de veraneio que pede praia.

No âmbito da Campanha “Verão Com Prevenção”, a praia da Barra, na freguesia da Gafanha da Nazaré, acolheu, ontem, uma acção de sensibilização para os cuidados a ter com a exposição excessiva e prolongada ao sol.

A organização esteve a cargo do Grupo de Voluntariado Comunitário de Ílhavo da Liga Contra o Cancro, cuja responsável, Dora Airosa, nos deu conta de que esta actividade específica é realizada “todos os anos”, integrando-se num plano de trabalho que inclui a realização da Caminhada “O que nos Liga”, a iniciativa “Verão Com Prevenção” e o habitual peditório.

A responsável explicou a mecânica da acção na Barra: a pessoa chegava, inscrevia-se e aguardava para uma consulta com um médico dermatologista, Joel Pereira. Além da informação, o clínico procurava indícios de alerta, por exemplo sob a forma de sinais. Caso algo não muito grave aparecesse, seguia uma carta para o médico de família. Um potencial foco de maior gravidade implicava a mobilização da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ao final do dia, terão sido realizadas umas 60 consultas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu