Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Três espeleólogas desaparecidas em grutas na Cantábria


Segunda, 15 de Julho de 2019

Três espeleólogas da Catalunha, com idades entre os 40 e os 50 anos, estão desaparecidas desde domingo nas grutas Cueto-Coventosa, no município de Arredondo, na comunidade autónoma da Cantábria, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Alguns colegas das três mulheres, espeleólogas experientes e equipadas, estranharam a demora em saírem da gruta e deram o alerta para o 112, tendo as buscas tido início às 22:00 locais (21:00 em Lisboa).

A operação de resgate é composta por sete especialistas em resgate em cavernas de Protecção Civil do Governo de Cantábria. Uma das equipas com três peritos entrou pelo acesso de Cueto e mais quatro equipas de resgate entraram pela Coventosa.

Este último grupo foi dividido em túneis e alguns deles passaram lá quatro horas sem que tenham encontrado quaisquer vestígios das três mulheres.

Segundo a EFE, o comprimento da caverna pode ser percorrido em 12 horas, dependendo da via e a dificuldade técnica da cavidade.

No município de Arredondo foi estabelecido um posto de comando avançado com um coordenador de emergência da Defesa Civil e um técnico que aguarda informações operacionais.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu