Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Barril do petróleo Brent WTI ultrapassa os 60 dólares após acordo Rússia-Arábia Saudita


Segunda, 01 de Julho de 2019

O preço do barril de petróleo WTI, de referência nos Estados Unidos, ultrapassou hoje os 60 dólares no arranque das bolsas europeias, após o anúncio de um acordo entre a Rússia e a Arábia Saudita para limitar a produção de petróleo. Cerca das 06:50 GMT (07:50 em Lisboa), o barril do Brent, para entrega em Agosto, abriu nos 60 dólares.

Um pouco depois, o preço do barril do Brent situava-se nos 60,13 dólares, o nível mais alto desde o final de Maio. No domingo o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que combinou com a Arábia Saudita prolongar o acordo de corte da produção de petróleo, para suster as cotações do crude da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP). "Colocamo-nos de acordo. Vamos prolongar este acordo, a Rússia como a Arábia Saudita. Durante que período? Vamos reflectir. Por seis ou nove meses. É possível que vá até aos nove meses", declarou Putin aos jornalistas, à margem da cimeira do G20 a decorrer em Osaka, Japão.

O prolongamento deverá ser oficializado na terça-feira em Viena, durante uma reunião entre os ministros dos 14 Estados membros da OPEP, incluindo a Arábia Saudita, e os outros 10 parceiros liderados pela Rússia, que assinaram o acordo para cortar a produção de petróleo, para suster as cotações do barril de crude no mercado internacional.

A OPEP e os 10 aliados, que representam metade da produção mundial de petróleo, decidiram em Dezembro cortar a actividade em 1,2 milhões de barris por dia e a estratégia funcionou, já que o preço do barril subiu cerca de 30% no primeiro trimestre, antes de estabilizar.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu