Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Electricidade restaurada em 90% da Argentina


Segunda, 17 de Junho de 2019

A agência estatal de notícias argentina noticiou que o fornecimento de electricidade foi reposto na maior parte do país, depois de um apagão que deixou milhões de pessoas às escuras. A Telam disse, no domingo, que a Argentina tinha restaurado a energia em 90% do país da América do Sul, bem como à maioria dos três milhões de habitantes do Uruguai.

O apagão maciço atingiu a Argentina, o Uruguai e o Paraguai no domingo. O Presidente argentino, Mauricio Macri, qualificou a falha na rede eléctrica no país "sem precedentes". As autoridades trabalharam incessantemente para restaurar a energia, que ocorreu cerca das 07:06 de domingo (11:06 de domingo em Lisboa), mas 12 horas depois do país ter ficado às escuras, mais de um quarto dos 44 milhões de habitantes continuavam sem electricidade.

A empresa Distribuidora Sur (Edesur) informou que o apagão teve origem numa conexão de transporte de electricidade na costa leste do país, entre as hidroeléctricas de Yacyretá, sob gestão argentino-paraguaia, e de Salto Grande (argentino-uruguaia). "Isso activou as protecções de emergência das centrais eléctricas, que saíram de operação e produziram o apagão", explicou a Edesur, responsável pela rede eléctrica de parte de Buenos Aires e pelas áreas sul e sudoeste da cintura urbana.

O incidente ocorreu no Dia do Pai na Argentina e quando decorrem eleições regionais nas províncias de Santa Fé, São Luís, Formosa e Terra do Fogo. O país está a ser afectado por fortes chuvas desde o início de sábado.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu