Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

António Guterres condena ataques a navios civis ao largo do Irão


Quinta, 13 de Junho de 2019

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou hoje os ataques contra dois petroleiros ao largo do Irão, ao intervir numa reunião do Conselho de Segurança sobre cooperação entre as Nações Unidas e a Liga Árabe.

Fontes diplomáticas na organização, citadas pela agência France-Presse, avançaram pouco depois que o Conselho de Segurança deve reunir-se hoje de emergência para avaliar o incidente. “Condeno qualquer ataque contra navios civis”, disse Guterres, pedindo “o apuramento dos factos” e “das responsabilidades”.

O secretário-geral da ONU disse que acompanha com “profunda preocupação” o incidente e sublinhou que “o mundo não pode permitir-se a um confronto de grande escala no Golfo Pérsico”.

Intervindo a seguir a António Guterres, o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, denunciou o incidente como parte de “uma evolução perigosa” no Médio Oriente. “Ataques a petroleiros e ataques com mísseis no coração da Arábia Saudita, como vimos há dois dias, são uma evolução perigosa que deve levar o Conselho de Segurança a agir contra os responsáveis para manter a segurança e a estabilidade na região”, afirmou.

O secretário-geral da Liga Árabe disse ainda que “alguns na região tentam deitar achas para a fogueira” e que “é preciso ter consciência disso”.

Dois petroleiros, um norueguês e um japonês, foram hoje alvo de ataques de origem indeterminada no Mar de Omã, num contexto regional de acesa crise devido à crise entre os Estados Unidos e o Irão.

Um navio de resgate iraniano resgatou as 44 pessoas que compunham a tripulação dos navios. O incidente ocorre cerca de um mês depois de quatro navios, três deles petroleiros, terem sido atacados ao largo dos Emirados Árabes Unidos, ataques que os Estados Unidos atribuíram ao Irão, que negou qualquer envolvimento.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu