Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Dois homens morreram em queda de avioneta em Leiria


Foto: DR Domingo, 09 de Junho de 2019

Dois homens, de 67 e 41 anos, morreram hoje no Aeródromo de Leiria José Ferrinho, na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, devido à queda de uma avioneta, seguida de incêndio, que se propagou à floresta.

Ao nosso jornal, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, adiantou que o acidente ocorreu pela 16h58, estando “dois ocupantes dentro da avioneta”.

Por sua vez, o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Leiria, Hugo Monteiro, referiu tratar-se de “um acidente aeronáutico, com um avião ultra-leve, marca Bristell NG5, matrícula portuguesa”, que estaria “a fazer voos de rotina”.

“Infelizmente, caiu e originou duas vítimas mortais, masculinos, em princípio de nacionalidade portuguesa”, frisou o adjunto do comando, acrescentando que os ocupantes, com 67 e 41 anos, “faleceram carbonizados devido ao incêndio provocado pela queda da aeronave”.

Já Paulo Cunha, presidente da direcção da APAU - Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve, explicou que as vítimas, “pilotos experientes”, estariam “num voo de instrução”, adiantando que “a aeronave era de aparente qualidade”, estando “bem equipado”.

Segundo o responsável, apenas o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) poderá apurar quais as causas da queda da aeronave.

De acordo com testemunhas que estiveram no local, a avioneta estaria a fazer manobras, tendo subido muito alto, acabando por cair a pique.

O incêndio, que se seguiu ao acidente, foi combatido por 23 operacionais dos Bombeiros de Leiria e PSP local, tendo também estado os Bombeiros Municipais de Leiria e uma Viatura Rápida de Emergência Médica (INEM) de Pombal.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu