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Estudantes de Aveiro querem repensar processo do ensino superior de 48 países


João Peixinho Segunda, 10 de Junho de 2019

“Este ritmo mais acelerado na formação curricular de um estudante está a ter consequências negativas no desenvolvimento das pessoas,” escreve António Alves, representante dos estudantes da Universidade de Aveiro (UA), presidente da Associação Académica, num artigo de opinião sob o título “Bolonha - A Evolução da Ciência e ao Atraso da Sociedade”, publicado na última edição da revista “Linhas UA”, dias antes da uma conferência nacional para reflectir e debater a implementação e o futuro do Processo de Bolonha, marcado para 19 deste mês na UA.

São 48 os países membros da European Higher Education Area, cujo “mote para a partilha de valores e pertença a um espaço cultural e social comum” é o “Processo de Bolonha” que ao longo dos anos tem provocado uma “transformação do ensino superior europeu sem precedentes”, escreve o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira no editorial da mesma revista, acrescenta que “nunca foi pacífico e está ainda longe de ser concluído”. Também na “LinhaUA”, o vice-Reitor para a Educação e Formação, Jorde Adelino Costa, refere que o Processo de Bolonha “será sempre uma obra inacabada porque as transformações constantes na sociedade colocarão sempre novas exigências aos governos e às instituições de ensino superior”.

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