Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Acidente no Evereste há 20 anos "obrigou" João Garcia a escutar o coração


Quinta, 16 de Maio de 2019

Há 20 anos, perdeu um companheiro e capacidades físicas no Evereste. Hoje, João Garcia assume que essa expedição foi uma sucessão de erros e confessa ter só ter voltado a escalar porque apenas escutou o coração. Além das marcas físicas, nas mãos, pés e nariz, a pior expedição da sua vida, que em 18 de Maio de 1999 o levou aos 8.848 metros da mais alta montanha do mundo, deixou-lhe “dúvidas na cabeça”, que, depois de superadas, se tornaram numa lição. “Depois do Evereste tive momentos bastante incertos, sem saber o que iria fazer da minha vida”, contou, em entrevista à agência Lusa, admitindo que, depois de perceber que tinha perdido parte dos dedos dos pés e das mãos e o nariz, deu uma hipótese a si próprio.

“Apenas escutei o meu coração. Dei uma chance a mim próprio de voltar ao terreno, de perceber quais eram as minhas novas limitações, a nível de mão útil. Tive de perceber que tinha tido muita sorte. Eu sobrevivi!”, referiu.

A duas décadas de distância, assumiu que essa expedição foi uma sucessão de erros: “20 anos depois, olho para trás e vejo que foi uma sucessão de erros (…). Às vezes, há uma série de erros que todos juntos potenciam consequências que, no meu caso, e no do Pascal, foram catastróficas”.

Depois da fotografia no topo, que os fez permanecer tempo demais a uma altitude em que a sobrevivência fica em risco, o mau tempo e a noite obrigaram-nos a uma paragem, que se revelou fatal para o belga Pascal Debrouwer. Durante algumas horas, não sabe quantas porque ‘apagou’, João Garcia viveu momentos de sofrimento mental e físico. Partes do seu corpo congelaram, obrigando-o a um internamento de três meses em Saragoça, em Espanha.

Em 16 anos, subiu ao topo das 14 montanhas com mais de 8.000 metros e entrou para o restrito grupo de 15 escaladores que o fizeram sem recurso a oxigénio artificial.

A pior expedição da sua vida acabou por ser a que mais fama lhe deu. Durante anos, foi patrocinado por uma instituição bancária, era identificado na rua e as solicitações surgiam de vários quadrantes. Hoje, acredita que 10% da população portuguesa o reconhece na rua.

Com a falta de patrocínios, ditada sobretudo pela crise, aprendeu que “não é preciso ganhar muito, é preciso é saber gastar menos” e voltou a ser o que era antes: “um guia de montanha, um professor de alpinismo e um autor de livros”.

A ‘máxima’ de “fazer mais com menos” levou-o por estes dias ao Nepal. Em 18 de Maio, vai estar a trabalhar como guia de um grupo no vale do Khumbu, no Evereste, ao cerca de 12 quilómetros do local do acidente de 1999. “Depois dos clientes regressarem a Portugal, fico mais duas ou três semanas. Já estou aclimatado. Combino atempadamente com outros escaladores e vamos explorar as ‘nossas’ montanhas, sem qualquer pressão e apenas porque queremos”, contou.

Aos 51 anos, orgulha-se de ter feito “muito alpinismo”, de ser “um bom especialista aos 8.000 metros” e de fazer “parte de uma geração que inovou a forma de subir a grandes montanhas”.

É feliz porque faz o que gosta, mas admite que pode ser um incompreendido: “Escalo montanhas porque quero, é essa a minha paixão. As pessoas, se calhar, não me compreendem, se eu disser que me sinto mais alpinista do que antes. Estou a fazer coisas mais técnicas, tenho mais liberdade para o fazer o que quero”.

Reconhece já se ter “reformado das montanhas de 8.000 metros”, e diz estar numa fase em que quer partilhar conhecimentos e fazer como o agricultor: “Semear para ver crescer”. “Estou a descer a montanha da minha vida, já me reformei das montanhas de 8.000 metros, sinto-me forte para subir até aos sete mil sem recurso a oxigénio, os oito mil metros por mim estão feitos, são um capítulo fechado”, assegurou.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu