Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município de Ílhavo diz bom dia à cerâmica


Domingo, 12 de Maio de 2019

A Câmara de Ílhavo, enquanto membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (SptCC), anuncia que voltará a promover, nos próximos dias 18 e 19, o “Bom Dia Cerâmica”, visando a divulgação do património cultural e histórico cerâmico através de um roteiro de visitas e experiências em diversos espaços: Museu Vista Alegre, Oficina da Formiga e Quinta Pedagógica Inclusiva do CASCI e Museu Marítimo de Ílhavo.

Até ao dia 18, está, também, patente a exposição itinerante da AptCC – “Cerâmica Portuguesa” –, no Foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, com entrada gratuita.

“Falar de pintura cerâmica poderá remeter-nos para a porcelana da Vista Alegre e toda a influência deixada pela sua escola de pintura, que a torna mundialmente conhecida. Mas, em Ílhavo, há também outros artistas e artesãos que, inspirados em elementos naturais, como a água, a terra, os peixes, as aves, as flores, etc, e, ainda, no sentimento da sua portugalidade, produzem objectos de utilização quotidiana (pratos, travessas, saleiros, jarras, bacias ou outros). São pequenos grandes tesouros que carregam, nas suas cores e formas, a alma de Portugal, mas também do município de Ílhavo”, sustenta a autarquia.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu