Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fábio Oliveira e Graça Costa vencem primeira edição da Maratona da Europa


Avelino Conceição (texto)/Ricardo Carvalhal (foto) Segunda, 29 de Abril de 2019

Já não é só Lisboa e Porto que têm uma prova de 42 quilómetros em estrada. A primeira edição da Maratona da Europa, disputada na manhã de ontem, colocou Aveiro (e também Ílhavo) na rota das grandes corridas de longa distância. Este evento, com uma grande componente desportiva, mas também social, contou com a participação de cerca de 5.700 participantes de 17 nacionalidades e, verdade seja dita, fez também sair para a rua uma autêntica multidão de pessoas. A prova fez com que grande parte das estradas da Veneza de Portugal e as suas zonas limítrofes, nomeadamente Gafanha da Nazaré e praia da Barra, tenham estado fechadas ao trânsito numa manhã de muito desporto e que, certamente, ficará na história da região de Aveiro

Num ambiente fantástico, com milhares a correr pelas ruas da cidade, não foi preciso esperar muito para se ficar a conhecer os grandes vencedores da prova dos 10 quilómetros, que foi bastante concorrida. André Guimarães (São João da Serra) cortou a meta isolado, com 36.06 minutos, enquanto no sector feminino, Vera Fernandes (Lagoa/Algarve) foi a mais rápida, com 38.36 minutos. Na Meia Maratona, o grande vencedor foi Carlos Lopes (Mogadouro), com 1:11.16 horas, ao passo que Carla Martinho, a conceituada atleta do Recreio de Águeda, foi a mais forte no sector feminino, após comandar a corrida do princípio ao fim, cortando a meta isolada com o tempo de 1:17.33 horas.

Para o fim ficou a corrida mais longa, onde o “sofrimento” dos atletas é claramente superior. É certo que foi atenuado com um percurso lindíssimo, mas percorrer os míticos 42.195 metros não é tarefa fácil para ninguém. Fábio Oliveira (São João da Serra), depois de muitos quilómetros sozinho na frente da corrida, cortou a meta isolado, com o tempo de 2:24.31 horas, inscrevendo o seu nome na história da Maratona da Europa. No sector feminino, Graça Costa (Amigos da Montanha), com 3:17.59 horas foi a vencedora da primeira edição da Maratona da Europa, prova que tem já a data da segunda edição marcada: 26 de Abril de 2020.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu