Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Eixo das Cortiças” pode arrancar em 2020


Alberto Oliveira e Silva Domingo, 21 de Abril de 2019

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, respondeu ao repto do presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, com a expectativa de que, “no próximo ano”, seja possível fazer a adjudicação e até iniciar a obra de construção do “Eixo das Cortiças”.

Esta via irá ligar três zonas industriais do sector corticeiro através de quatro quilómetros entre Santa Maria de Lamas e Fiães, cruzando a Estrada Nacional 1 e passando por Lourosa e S. João de Ver.

A estrada, que desviará os camiões dos centros urbanos, representará um investimento de 4 milhões de euros.

“É o grande objectivo deste mandato”, sublinhou o chefe do Executivo santamariano, que – disse – receberá durante a próxima semana o estudo prévio para a edificação. O autarca reconheceu que pode haver atrasos no processo, nomeadamente decorrentes de processos de expropriação de terrenos, mas reafirmou 2020 como ano decisivo para a concretização desta via rodoviária.

Intervindo na sessão solene comemorativa do 18.º aniversário da elevação de Lourosa a cidade, Armando Teixeira sublinhou que a sua terra “quer mais obras”. O presidente da Junta, que também apontou a necessidade de intervenção no Zoo de Lourosa, sublinhou que o “Eixo das Cortiças” é importante para a manutenção da pujança industrial da chamada “Capital da Cortiça”, sendo “fundamental” para manter os jovens lourosenses na freguesia.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu