Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estados Unidos detectam actividade em complexo nuclear norte-coreano


Quarta, 17 de Abril de 2019

Um organismo norte-americano afirma que detectou através de imagens satélite actividade no complexo militar norte-coreano de Yongbyon e especula que Pyongyang pode ter retomado ensaios com material radioactivo. O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), de Washington, indicou que as imagens captadas por satélites no dia 12 de Abril mostram a presença de cinco vagões perto das instalações onde se realiza o enriquecimento de urânio e dos laboratórios químicos do complexo nuclear de Yongbyon. “Pelo movimento, os vagões especiais parecem estar associados ao transporte de matérias radioactivos”, indica o CSIS. “A actividade e a configuração dos vagões não descartam a possibilidade de operações”, acrescenta o organismo.

A informação do organismo norte-americano ocorre dois meses após a cimeira de Hanói entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, considerada “fiasco” por não ter avançado nos pontos concretos relacionados com a desnuclearização da Coreia do Norte.

Situado a pouco mais de uma centena de quilómetros da capital da Coreia do Norte, o complexo de Yngbyon dispõe de um reactor nuclear utilizado pelo programa militar norte-coreano.

De acordo com especialistas norte-americanos Yongbyon não é a única estrutura de enriquecimento de urânio e o encerramento do complexo não significa o fim do programa militar.

Os serviços de informações dos Estados Unidos estimam que Pyongyang dispõe de dois centros suplementares, um perto de Kangson, nos arredores da capital, e outro “em local desconhecido”.

A Coreia do Norte suspendeu os ensaios nucleares e os testes com mísseis balísticos no quadro do processo diplomático iniciado em 2018, mas a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) garante que tem “indícios” que mostram que Yongbyon estava a funcionar no final de Fevereiro.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu