Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Santuário de Fátima desafia jovens para voluntariado com peregrinos e deficientes


segunda, 15 abril 2019

O Santuário de Fátima desafia este ano os jovens com novas propostas de voluntariado no apoio a peregrinos e pessoas com deficiência, realizando de dia 25 a dia 28 um encontro de preparação. As duas propostas de trabalho voluntário, no verão, são o "Projecto SETE", para "acolhimento aos peregrinos e imersão na mensagem de Fátima", e a semana “Vem para o meio”, que assegura férias a pessoas portadoras de deficiência e seus pais, refere uma nota do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, enviada à agência Lusa.

O "Projecto SETE", através do qual, em 2018, "mais de 80 jovens acolheram peregrinos, enquanto aprofundaram o seu conhecimento sobre a mensagem de Fátima, repete-se este ano nos mesmos moldes", na Cova da Iria. "Durante cinco turnos, semanais ou quinzenais, entre 29 de Julho a 01 de Setembro, os voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, vão poder participar em várias experiências de acolhimento, oração e partilha, nos diversos espaços do Santuário", adianta o gabinete de comunicação desta instituição religiosa, no distrito de Santarém.

Entre 20 de Julho e 30 de Agosto, "há também a possibilidade de voluntariado" associada à semana "Vem para o meio".

Em turnos semanais, "a mesma faixa etária é convidada a participar no acolhimento dos utentes desta iniciativa do Santuário, que proporciona um tempo de descanso" a pessoas portadoras de deficiência e seus pais. Esta semana de voluntariado constitui “uma experiência de entrega, doação e autoimplicação em favor do outro, na qual os jovens são convidados a despirem-se da centralidade do 'eu' para darem protagonismo ao 'tu', ao outro, descobrindo nele uma riqueza única”.

O programa do Encontro da Páscoa, entre 25 e 28 de Abril, destinado a preparar os candidatos às duas propostas de voluntariado, inclui a iniciativa "Fátima (En)contraste", com vista ao "aprofundamento da mensagem de Fátima". Esta quarta edição do "Fátima (En)contraste", no dia 26, na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e com a participação do padre Rui Santiago e do ilustrador Miguel Cardoso, é centrada "na luz a que São Francisco (Francisco de Jesus Marto, falecido em 1919, com 10 anos) se refere para descrever a sua percepção de Deus, durante as aparições", informa o Santuário.