Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Venezuela: Jornalistas de Univisión detidos por fazerem preguntas incómodas no palácio presidencial


Terça, 26 de Fevereiro de 2019

Uma equipa de sete pessoas do canal de televisão norte-americano Univisión esteve detida durante três horas, no palácio presidencial de Miraflores, denunciou o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP, siglas em castelhano). Entre os detidos estava o jornalista Jorge Ramos e o correspondente em Caracas da Univisión, Francisco Urreiztieta.

Segundo o SNTP, a equipa foi detida, segunda-feira, "dentro de Miraflores, depois de entrevistarem" o Presidente Nicolás Maduro. "Confiscaram-lhes todo o equipamento técnico que levaram ao palácio para a entrevista", acrescentou.

A detenção foi confirmada pela Univisión que apontou, de acordo com uma nota publicada no seu site, que os jornalistas "foram soltos" depois de "quase três horas de detenção".

O SNTP denuncia ainda que "à saída de Miraflores, Jorge Ramos e toda a equipa da Univisión, foram gravados e escoltados durante todo o trajecto" até ao hotel onde se encontram hospedados, por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN, serviços secretos).

Pelas 23:00 horas locais de segunda-feira (03:00 horas de hoje em Lisboa), segundo o SNTP, o SEBIN mantinha "tomadas as instalações do hotel, em Caracas, onde se encontra hospedada a equipa da Univisión". "Os funcionários (do SEBIN) impediram a entrada ou saída de qualquer pessoa", explica, o SNTP na conta da rede social do Twitter.

A causa da detenção, segundo o SNTP, deveu-se ao facto de Nicolás Maduro ter ficado “chateado com as perguntas feitas pelo jornalista Jorge Ramos". "Não gostou quando foi questionado sobre acusações de fraude (nas eleições) e saiu da sala quando o repórter lhe mostrou um vídeo com crianças a comerem do lixo", explica.

Em declarações à Univisión, Jorge Ramos afirmou ter dito a Nicolas Maduro que milhões de venezuelanos o consideram um "ditador" e "ele obviamente não gostou", tendo sido uma das razões para que a entrevista fosse interrompida.

O SNTP denuncia ainda que o ministro de Comunicação e Informação venezuelano, Jorge Rodríguez e a vice-presidente da Venezuela Delcy Rodríguez, entraram na sala, "ofenderam a equipa" e chamaram Jorge Ramos de "provocador convencional". "Vais engolir as tuas palavras com uma Coca Cola", terão dito.

Jorge Ramos explicou ainda à Univisión que durante "mais de duas horas" estiveram "metidos num quarto de segurança, com as luzes apagadas".


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu