Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospital de Ovar activa consulta para os distúrbios da deglutição


Domingo, 24 de Fevereiro de 2019

O Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, criou uma consulta semanal de estudo dos distúrbios da deglutição, que permitirá um melhor conhecimento dos doentes com suspeita de disfagia.

“Era uma lacuna sentida há muito, pois temos nos dois serviços de internamento existentes muitos doentes com distúrbios da deglutição, que estão sub-diagnosticados”, salientou a otorrinolaringologista Ana Castro Sousa.

Esta consulta realiza-se semanalmente, à quinta-feira (entre as 9 e as 12 horas), numa primeira fase com especial atenção aos doentes internados na Unidade da Medicina Interna e na Unidade de Convalescença e, posteriormente, abrangendo a comunidade.

A consulta visa identificar os doentes com disfagia, sendo realizada por um médico da especialidade de Otorrinolaringologia e por uma terapeuta da fala. Os procedimentos de avaliação incluem avaliação clínica e instrumental.

A avaliação instrumental consiste na realização da vídeo-endoscopia, permitindo a observação de como a deglutição é processada, com que grau de efectividade o bolo alimentar atinge o esófago e, sobretudo, se existe uma deglutição segura ou não.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu