Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Migrações: Conselho da Europa recebeu "alegações credíveis" de maus tratos na Grécia


Terça, 19 de Fevereiro de 2019

O Comité anti tortura do Conselho de Europa recebeu “alegações credíveis” de maus tratos da polícia contra migrantes retidos na Grécia e pediu a Atenas “medidas enérgicas” para alterar a situação, indica um relatório divulgado hoje. “Estaladas, socos, pontapés e bastonadas” foram alguns dos exemplos de maus tratos da polícia referidos por estrangeiros durante uma visita que o Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT) efectuou à Grécia em Abril de 2018, segundo um comunicado do Conselho da Europa sobre o relatório.

As alegações diziam respeito sobretudo a locais de retenção na região de Evros e na ilha de Lebos, precisa a organização de defesa dos direitos humanos, que “reconhece os importantes desafios que as autoridades gregas enfrentam actualmente face ao elevado número de estrangeiros que chegam ao país”.

O CTP nota que a maior parte das esquadras da polícia e dos postos da guarda-fronteiriça não tem condições para reter pessoas durante mais de 24 horas, lamentando que continuem a ser utilizados para colocar migrantes durante períodos prolongados.

Em relação aos centros de retenção, o CTP recomenda que “as taxas de ocupação sejam fortemente reduzidas de modo a não se ultrapassar a capacidade”, bem como que sejam tomadas “medidas imediatas” em relação a pessoas vulneráveis – que devem ser transferidas para centros de acolhimento adequados – e a mulheres e crianças – que não devem estar “retidos no mesmo local que homens que não conhecem”. Segundo o Comité, vários estrangeiros fizeram igualmente “alegações credíveis” sobre situações em que a polícia e os guardas-fronteiriços detêm migrantes que chegam à fronteira grega após atravessarem o Evros e que os reenviam por barco para a Turquia, na outra margem.

Na resposta das autoridades gregas, divulgada juntamente com o relatório, Atenas nega a realização de operações para reenviar migrantes que chegam ao país, assinalando, face às alegações de maus tratos, que nunca foi estabelecida qualquer responsabilidade disciplinar da polícia grega.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu