Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fake news’: Jornalista da CNN alerta para “momento perigoso para dizer a verdade” nos EUA


Sexta, 01 de Fevereiro de 2019

O jornalista correspondente na Casa Branca da estação televisiva CNN, Jim Acosta, alertou que “este é um momento perigoso para dizer a verdade” nos Estados Unidos, numa notícia publicada hoje no jornal britânico The Guardian. Jim Acosta, que ficou conhecido pela tensa troca de palavras com o Presidente dos Estados Unidos, numa conferência de imprensa, criticou Donald Trump e a sua administração numa conferência realizada no Reino Unido por continuarem a descrever a imprensa como inimiga do povo e por alegarem que a CNN divulga “notícias falsas”. “Talvez eles não parem de nos chamar de inimigos das pessoas, porque funciona tão bem com o seu povo, mas tudo isso se soma a uma dolorosa realidade: este é um momento perigoso para dizer a verdade na América”, advertiu Acosta num evento da Oxford Union, no Reino Unido.

O jornalista da CNN explicou que os que continuam a usar aquela retórica criam “uma atmosfera onde as pessoas podem se magoar, onde os jornalistas podem ser assassinados”. Em Novembro, a Casa Branca anunciou que suspendeu a acreditação do jornalista Jim Acosta, após a tensa troca de palavras com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Acabou de me ser negado o acesso à Casa Branca", confirmou Jim Acosta que, no decorrer da conferência de imprensa, se recusou a devolver o microfone a um membro da equipa da Casa Branca.

O confronto verbal começou após o jornalista ter questionado Trump a propósito da caravana de migrantes da América Latina que se dirigia para a fronteira no sul dos Estados Unidos. Quando Jim Acosta tentou colocar uma pergunta adicional, Trump recusou responder e disse "já chega!", enquanto uma funcionária da equipa da Casa Branca procurou, sem sucesso, retirar o microfone das mãos do jornalista. "O Presidente Trump acredita numa imprensa livre (...) Nós nunca vamos tolerar, no entanto, um repórter que pouse a sua mão numa jovem que estava apenas a tentar fazer o seu trabalho como estagiária", publicou na rede social Twitter a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, procurando justificar a decisão de suspender a acreditação do jornalista da CNN.

Acosta e a CNN interpuseram uma providência cautelar, alegando que o Governo dos EUA estava a violar a liberdade de expressão e a liberdade de Imprensa, ao punir o jornalista com o seu afastamento da cobertura noticiosa na Casa Branca. Um juiz federal obrigou a administração Trump a devolver a credencial do jornalista, temporariamente, até o assunto ser resolvido juridicamente.

Donald Trump defendeu que o Governo deveria criar um novo canal internacional para competir com a estação televisiva CNN, que considera passar uma imagem “injusta e falsa” do país no mundo “Embora a CNN não esteja a sair-se muito bem nos Estados Unidos em termos de audiências, fora (...) tem muito pouca concorrência. Em todo o mundo, a CNN tem uma voz poderosa que retrata os Estados Unidos de uma forma injusta e falsa”, escreveu Donald Trump na sua conta da rede social Twitter. “Alguma coisa deve ser feita, incluindo a hipótese de os Estados Unidos começarem o seu próprio canal mundial, para mostrar ao mundo que realmente somos GRANDES!”, acrescentou.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu