Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Cantar dos Reis” a Património Imaterial volta a mexer


Luís Ventura Domingo, 27 de Janeiro de 2019

O coordenador científico da candidatura do “Cantar dos Reis de Ovar” a Património Cultural Imaterial de Portugal, Jorge Castro Ribeiro, foi informado, esta semana, de que faltava enviar o suporte físico do processo para completar a candidatura. 

Desde que foi apresentada, em Dezembro de 2016, esta é a primeira vez que o docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro tem notícias do andamento da candidatura vareira ao Inventário Nacional do Património Imaterial. “A candidatura foi correctamente submetida, em 2016, e, de acordo com a legislação, tinha um prazo de três meses para consulta pública e, algum tempo depois, devia ter havido uma decisão”, disse. “A verdade é que nada disso se passou”, garante o docente.

Embora reconheça que “houve um lapso”, ao não enviarem o processo em papel, a verdade é que “toda a documentação foi submetida na Matriz ‘on-line’ e esteve sempre consultável”. Jorge Castro Ribeiro garante que, nestes dois anos, telefonou e enviou e-mails, com insistência, para a Direcção Geral do Património, procurando saber o andamento do processo, “que nunca disse nada”. “Agora, passados dois anos, lembrou-se de nos avisar, provavelmente porque houve alguém da Direcção Geral que só agora fez o seu trabalho. Mas podia tê-lo feito há mais tempo”, criticou o responsável, acrescentando que “esta não é razão para a rejeição do tratamento que aconteceu”.

Mas há mais processos estagnados na Direcção-Geral do Património. Pelas contas do membro do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), “há 27 instituições que fizeram a submissão ‘on-line’ de candidaturas e, tal como nós, não obtiveram qualquer resposta”.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu