Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bruxelas dá "luz verde" à aquisição total da Cimpor pelos turcos da OYAK


Quinta, 10 de Janeiro de 2019

A Comissão Europeia aprovou hoje a aquisição da totalidade do capital da Cimpor Portugal pelo fundo turco OYAK (Ordu Yard?mla?ma Kurumu), após concluir que a operação não levanta problemas ao nível da concorrência. “A Comissão concluiu que, embora tanto a Cimpor Portugal como a OYAK sejam activas na indústria cimenteira, a operação proposta não suscita inquietações ao nível da concorrência”, uma vez que “as duas empresas não estão activas nos mesmos mercados geográficos”, anunciou hoje o executivo comunitário.

No final de Outubro do ano passado, a Cimpor – que era detida pela brasileira Camargo Corrêa – assinou um contrato com o OYAK para a venda de todos os activos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde da cimenteira. Com este negócio, o grupo alienará as três fábricas e as duas moagens de cimento, as 20 pedreiras e as 46 centrais de betão localizadas em Portugal e em Cabo Verde, referiu, sem adiantar o valor da operação.

No início de Dezembro, a OYAK notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) para que se pronunciasse sobre a operação, que precisava também da “luz verde” de Bruxelas, agora confirmada.

A empresa vai continuar instalada em Portugal, e com negócios em África (Moçambique, Egipto e África do Sul) e América Latina (Paraguai, Argentina e Brasil).

Em 2017, a Cimpor registou um prejuízo 490,3 milhões de euros, o que representou uma redução face às perdas de 787,6 milhões de euros verificadas no ano anterior.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu