Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bélgica detém outro suspeito de participação em atentados de 13 de Novembro em Paris


Quarta, 09 de Janeiro de 2019

Um homem suspeito de ter fornecido armas a ‘jihadistas’ responsáveis pelos ataques terroristas em Paris em 13 de Novembro de 2015 foi acusado e detido no final de Dezembro na Bélgica, confirmou hoje a Procuradoria federal belga. O novo suspeito de envolvimento nos atentados, que foram em grande parte organizados a partir da Bélgica, foi detido "antes do Natal", confirmou hoje o porta-voz da Procuradoria federal, Eric Van Duyse, depois de a notícia ter sido avançada pelo tablóide belga La Dernière Heure.

O detido, identificado como Mohamed E., é acusado de "ter participado nos assassínios terroristas", nomeadamente com o fornecimento de ‘kalashnikov' (um tipo de metralhadora) aos ‘jihadistas’ que em 13 de Novembro de 2015 perpetraram uma série de ataques terroristas, nomeadamente na sala de espectáculos Bataclan, na capital francesa, adiantou Van Duyse.

A justiça belga investiga ligações deste novo suspeito a Mohamed Bakkali, um belga de 31 anos detido duas semanas após os atentados e entregue em Janeiro de 2018 às autoridades francesas.

Os atentados, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, foram perpetrados por três grupos de nove ‘jihadistas’ que mataram 130 pessoas e feriram mais de 350, em Paris. As investigações revelaram ramificações terroristas na Bélgica onde, em 22 Março de 2016, dois atentados à bomba mataram 32 pessoas em Bruxelas, 16 no aeroporto e 16 na estação do metro de Maalbeek.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu