Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Um dos vulcões mais activos da Papua Nova Guiné entrou em erupção


Terça, 08 de Janeiro de 2019

Um dos vulcões mais activos na Papua Nova Guiné, o Manam, entrou em erupção, projectando rochas vulcânicas até aldeias próximas, informaram hoje as autoridades. A Ilha Manam é um cone vulcânico que se eleva a mais de 1.800 metros no mar de Bismarck, a norte da ilha principal da Papua Nova Guiné.

Uma das últimas grandes erupções ocorreu a Novembro de 2004 e obrigou a retirar nove mil pessoas. O vulcão começou a expelir fumo e cinzas em Dezembro. Terramotos registados perto de Manam desencadearam o alerta na segunda-feira e a erupção começou logo depois, indicou hoje o Observatório de Vulcanologia de Rabaul.

Esta erupção tem origem na cratera principal e a lava flui para um vale próximo, com projecções intermitentes de pedras vulcânicas para as aldeias vizinhas, segundo a página na Internet Loop PNG, que cita o Observatório. Localizada no ponto de encontro de duas placas tectónicas, a Papua Nova Guiné está a registar uma intensa actividade vulcânica.

O jornal The National noticia que alguns dos moradores de Manam retirados há 15 anos voltaram à ilha, apesar dos riscos, devido a problemas de adaptação nos locais onde foram então reinstalados.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu