Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Queda de helicóptero do INEM mata médico do Hospital de São Sebastião


(Foto: Lusa) Segunda, 17 de Dezembro de 2018

O médico que morreu na queda do helicóptero de emergência médica, ocorrida ao final da tarde de sábado, integrava o quadro do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Nascido em 1971 e natural da Corunha, na Galiza, Luís Vega trabalhava na principal unidade do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga há mais de 19 anos, praticamente desde que abriu portas.

Ao que o Diário de Aveiro conseguiu apurar, Luís Vega fazia parte da equipa médica do serviço de Urgência e também dava apoio à VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Uma vez por mês integrava a equipa afecta ao helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

 

Quatro mortos no acidente

A queda da aeronave provocou quatro mortos: além de Luís Vega, faleceram a enfermeira Daniela Silva, de 34 anos, e o piloto João Lima, de 56 anos, que era assistido pelo co-piloto Luís Rosindo.

O acidente ocorreu na Serra de Santa Justa, em Valongo, perto da aldeia de Couce, quando o helicóptero regressava à base de Macedo de Cavaleiros, após ter transportado uma idosa do Hospital Distrital de Bragança para o Hospital de Santo António, no Porto.

Logo na noite de sábado, o INEM informou que aquele “transporte teve início às 15.13 horas, altura em que o helicóptero levantou voo da sua base para o hospital de origem da doente, tendo a mesma sido entregue aos cuidados das equipas médicas do Hospital de Santo António cerca das 18.10 horas”.

O helicóptero em questão é um “Agusta A109S”, operado pela empresa “Babcock”, na sequência de um concurso público internacional.

A perda de contacto com a aeronave deu-se pelas 18.30 horas, estando a causar polémica a aparente ausência de resposta entre a hora provável da queda e as 20.15 horas, altura em que as operações de socorro foram desencadeadas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu