Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Juncker exorta Conselho Europeu a passar à acção e a tomar decisões


Terça, 11 de Dezembro de 2018

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, exortou hoje o Conselho Europeu a deixar-se de debates e passar à acção, nomeadamente no aprofundamento da União Económica e Monetária, na questão das migrações e no orçamento comunitário pós-2020.

Na primeira parte da sua intervenção no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o presidente do executivo dirigiu-se exclusivamente aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), que entre quinta e sexta-feira vão reunir-se em Bruxelas, para convidá-los a passar a acção, defendendo que a cimeira desta semana “não poderá ser uma cimeira comum”. “Tem de ser uma cimeira em que se tomem decisões, nomeadamente quanto ao aprofundamento da União Económica e Monetária. Há várias propostas em cima da mesa, a Comissão fez o seu trabalho, e agora cabe às outras instituições, particularmente ao Conselho Europeu, tomar decisões”, reforçou. “Caberá ao Conselho assegurar que o Mecanismo Europeu de Estabilidade é fortalecido e que aquele providencia o ‘backstop’ do Fundo Único de Resolução. Adicionalmente, temos de prosseguir o nosso trabalho na redução do risco. Assistimos a uma correcção em termos de medidas voltadas para a banca, e consequentemente, do meu ponto de vista, podemos finalmente dar passos no Conselho Europeu. Isso tem de acontecer. A União Bancária tem de ser completada”, enumerou.

Jean-Claude Juncker referia-se ao acordo alcançado, na madrugada de 04 de Dezembro, pelo Eurogrupo para a reforma da zona euro, que será apresentado aos líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro português, António Costa, pelo presidente do fórum dos ministros das Finanças da zona euro, Mário Centeno, na cimeira do euro, agendada para sexta-feira.

O relatório que será apresentado aos chefes de Estado e de Governo da UE pelo ministro das Finanças português terá três anexos, dedicados respectivamente aos termos de referência do ‘backstop’ do Fundo Único de Resolução, à reforma da Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), e ao acordo de cooperação entre aquele mecanismo e a Comissão Europeia. “Temos propostas em cima da mesa, já debatemos o tema tempo suficiente, é o momento de passar à acção e implementarmos estas medidas”, vincou.

Decisões é algo que Juncker espera também quanto ao “problema quase eterno” das migrações. “É preciso que abandonemos os debates ideológicos, sem fim e sem propósito, porque trata-se de decidir. Trata-se de reformarmos o nosso sistema de asilo. Há cinco propostas feitas pela Comissão, cinco propostas que podem ser adoptadas. Esta noite, amanhã de manhã, tanto faz. Têm de ser adoptadas”, exortou.

O presidente da Comissão Europeia quer ainda que os líderes europeus iniciem a discussão sobre o Quadro Financeiro Plurianual da UE para 2021-2027. “Devo dizer que a presidência austríaca fez um excelente trabalho, reunindo toda a informação necessária. Insto o Conselho Europeu a analisá-la e a iniciar o debate. Ainda tenho esperança que este debate possa chegar a bom porto antes das eleições europeias”, disse.

Juncker, que esteve diante dos eurodeputados para falar sobre os temas em agenda para a cimeira europeia, tem insistido na necessidade de que o próximo orçamento comunitário seja aprovado antes das eleições europeias de Maio de 2019.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu