Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mau tempo: Escolas e centros de dia fechados nos grupos Ocidental e Central dos Açores


Terça, 27 de Novembro de 2018

O Governo Regional dos Açores determinou o encerramento das escolas, creches e jardins-de-infância e centros de dia devido ao agravamento do estado do tempo nos grupos Central e Ocidental a partir da tarde de hoje.

Em comunicado, o Governo açoriano esclarece que, por precaução, a Secretaria Regional da Solidariedade Social recomenda o encerramento das escolas dos diferentes ciclos de ensino, creches e jardins-de-infância, dos Centros de Actividades de Tempos Livres, dos Centros de Actividades Ocupacionais e dos Centros de Dia. “Pede-se a colaboração de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social responsáveis por estas valências no sentido da adopção desta medida preventiva”, pode ler-se na nota.

Os efeitos da depressão Diana deverão começar a sentir-se a partir da tarde de hoje no grupo Ocidental dos Açores (ilhas das Flores e Corvo), que vai estar sob aviso vermelho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, está previsto vento forte com rajadas das ordem dos 130 quilómetros por hora e agitação marítima com ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre os nove e os 12 metros, podendo atingir os 21 metros de altura máxima.

Face a estas previsões, o IPMA emitiu aviso vermelho para as Flores e Corvo referente a agitação marítima, que vai vigorar até às 18:00 de hoje. O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

Para o grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), está previsto vento forte com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros por hora. A previsão aponta ainda para agitação marítima com ondas de sete a nove metros de altura significativa, de sudoeste passando a oeste, e precipitação por vezes forte na madrugada de quarta-feira.

A Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta (Faial) emitiram um alerta para a forte possibilidade de agravamento do estado do tempo e do mar, recomendando à comunidade marítima a adopção imediata de medidas de precaução, verificando e reforçando a amarração, ou varando em lugar seguro as embarcações.

A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima. "Junto à orla marítima deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", alerta a autoridade marítima.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu