Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem: Arte de soprar o vidro em vias de extinção


Helena Amaro / foto: Luís Filipe Coito Terça, 30 de Outubro de 2018

É um dos poucos mestres vidreiros que ainda sopra vidro e cujas peças produzidas no estúdio que detém no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, podem ser adquiridas e levadas para casa, perpetuando uma arte secular que pode estar em vias de extinção.
E nem mesmo o neto de nove anos o faz demover desta afirmação. Alfredo Poeiras tinha, mais ou menos, a idade do pequeno Rodrigo quando começou a trabalhar no vidro. Cabia--lhe a responsabilidade de transportar as peças já fabricadas. Tinha 10 anos e trabalhava por turnos. Aos 14, já tinha a categoria profissional. Com 62 anos, é mestre vidreiro e formador e um dos ‘homens do vidro’ mais respeitados na Marinha Grande.
Foi pela mão do tio que chegou à cidade, vindo do Ribatejo, mais concretamente da Vila de Couço, concelho de Coruche. Estava destinado à agricultura, mas a decisão da mãe de se mudar para a Marinha Grande iria mudar a sua vida e transformá-lo na pessoa que hoje olha para trás com orgulho, mas também com alguma tristeza por ver desaparecer a sua “grande paixão”: o vidro artesanal.
“O que mais me custa não é não vender, é não trabalhar”, confessa.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu