Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Diário de Leiria comemora 31 anos


Sexta, 12 de Outubro de 2018

O Diário de Leiria (DL) comemora amanhã [13 de Outubro] 31 anos. Para assinalar o aniversário, o DL publica na edição de hoje um Suplemento que tem como tema ‘Maravilhas à Mesa’, um trabalho editorial de 64 páginas que percorre as muitas iguarias que enchem as mesas da região de Leiria e lhe conferem uma identidade na gastronomia. Um mundo que o DL ‘abraça’ no especial que comemora os seus 31 anos, percurso que teve início com Adriano Lucas, o fundador do jornal.

No editorial sobre os 31 anos do DL, o director Adriano Callé Lucas assinala o percurso do jornal “na defesa de uma informação livre, independente e objectiva, e em prol dos leitores e da valorização de Leiria e das suas gentes”. “Esta é a ocasião para reafirmarmos os princípios que nos norteiam em defesa da Liberdade de Imprensa, da economia de mercado, da regionalização e da plena integração e unificação europeia”, sublinha.

Adriano Callé Lucas recorda que o percurso do DL “tem sido trilhado com sucesso”, sublinhando que “as dificuldades” sentidas “no desenvolvimento do jornal e da empresa que o edita são as mesmas que sentem a generalidade das empresas – excesso de burocracia e de centralismo, que dificultam a sã concorrência e o progresso”.

O director do DL faz, nesse âmbito, alusão de que “é com preocupação que constatamos que as reformas estruturais de que o País precisa para se desenvolver sustentadamente continuam adiadas apesar de há muito estarem identificadas”. Dá como exemplo a reforma da Administração Pública, “para que a coesão territorial seja uma realidade”, e a Justiça, “que, apesar de ter revelado nos anos mais recentes que não há cidadãos imunes às leis da República, continua demasiado lenta beneficiando os prevaricadores e prejudicando a economia”. Sistema Eleitoral, Segurança Social e Educação são outros exemplos apontados, carente de tais reformas estruturais.

“No Diário de Leiria – bem como nos diários que lhe estão associados (Diário de Coimbra, Diário de Aveiro e Diário de Viseu) – vamos continuar a pugnar por estas questões, ao serviço dos nossos leitores, assinantes e anunciantes, que são a nossa única razão de ser”, conclui Adriano Callé Lucas.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu