Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Quercus e Fundação Ageas vão plantar 22 mil árvores no Pinhal de Leiria


foto: Luís Filipe Coito Sexta, 12 de Outubro de 2018

A Associação Quercus e a Fundação Ageas, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), vão plantar 22 mil árvores no Pinhal de Leiria, amanhã, disse ontem aquela organização ambientalista.
O coordenador do Grupo de Trabalho das Florestas da Quercus, Domingos Patacho, disse à agência Lusa que amanhã a associação ambientalista vai dar início a uma de muitas acções que prevê realizar no Pinhal de Leiria durante a época de chuvas.
No total, serão recuperados cerca de 16 hectares, correspondentes ao talhão 58, com plantas produzidas em viveiros certificados, entre pinheiros-mansos, pinheiros-bravos e espécies autóctones de zonas ribeirinhas.
Domingos Patacho acrescentou que a iniciativa irá mobilizar 250 voluntários, que irão realizar a rearborização "junto às linhas de água", uma vez que se trata de espécies ripícolas.
"Com a chegada das primeiras chuvas irão recomeçar as acções de reflorestação, estando previstas algumas para Novembro e Dezembro", revelou Domingos Patacho, salientando a importância das acções para contribuir para a rearborização do Pinhal de Leiria, depois do incêndio de 15 de Outubro de 2017, que consumiu 86% da mata.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu