Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Chícharo do ano reina em Alvaiázere após as colheitas


Quinta, 04 de Outubro de 2018

Aproxima-se um fim-de-semana de festa em Alvaiázere com a realização de mais um festival gastronómico, que vai na 16.ª edição e que tem o chícharo como elemento central e que acontece em simultâneo com a 38.ª edição da FAFIPA. Motivos mais que suficientes para visitar o concelho que se tem vindo a afirmar como a capital do chícharo e que, pela primeira vez, realiza este evento em Outubro. 
Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, explica a decisão da «transição temporal», pelo facto de se tratar de um «evento que promove um produto, cuja colheita se faz em Maio, mas apenas está pronta a ser consumida em Outubro, por ser uma leguminosa seca. «Fomos sensíveis aos apelos dos produtores que referiam «não ser correcto realizar um evento em Junho, consumindo o produto do ano anterior». No entanto, a autarca reitera a importância de «juntar os dois eventos, pois a dinâmica associada ao festival gastronómico traz muitos visitantes a Alvaiázere que assim, podem visitar também a mostra empresarial, apesar de   esta poder realizar-se em qualquer altura do ano». Célia Marques considera que  realizar os dois eventos em simultâneo «é muito mais eficaz, em termos de promoção do concelho»
Quanto às expectativas de sucesso, Célia Marques refere que «estamos a fazer tudo o  que está ao nosso alcance para que o certame tenha a projecção regional que pretendemos. Temos um programa diversificado, quer a nível cultural, quer a nível empresarial». (Especial na edição impressa)

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu