Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

IPL: Alunos ‘fogem’ de cursos de engenharia e ‘rendem-se’ à saúde e às artes


Sexta, 28 de Setembro de 2018

O novo ano lectivo está já a todo o 'gás' mas o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), como outras instituições do País, continua com vagas por ocupar nas suas licenciaturas.
A 2.ª fase de acesso ao Ensino Superior colocou alunos que não se haviam candidatado na 1.ª fase ou que tentaram novamente a sua sorte. Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS), por exemplo, todas as licenciaturas ficaram ocupadas, à excepção de Educação Básica, que, das 38 vagas disponibilizadas, tem ainda 30 por preencher. Na Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) o cenário repete-se: transitam para a 3.ª fase apenas 17 vagas, todas do curso de Terapia da Fala.
Nas Caldas da Rainha, a Escola Superior de Artes e Design pode apenas acolher mais 10 alunos, cinco em Gestão de Eventos e os restantes em Programação e Produção Cultural.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTTM) são as que reúnem maior número de vagas. No primeiro caso, transitam vagas de seis cursos de engenharia, sendo que apenas as engenharias informática, mecânica e automóvel estão totalmente preenchidas.
O curso de Engenharia Civil continua a não cativar alunos; das 24 vagas disponíveis na primeira fase, continuam 22 por preencher. Engenharia Electrotécnica e de Computadores em regime pós-laboral não teve qualquer candidato e em regime laboral teve apenas sete candidatos de 29 vagas disponíveis. Fora das engenharias mas ainda na ESTG, os alunos da 3.ª fase poderão tentar entrar em Gestão (leccionada à noite) ou em Biomecânica.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu