Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria não abate animais por sobrelotação desde 2016


foto: LFC/Arquivo Terça, 18 de Setembro de 2018

O canil municipal de Leiria deixou de abater animais abandonados desde 2016, apesar de o espaço estar em sobrelotação, revelou à agência Lusa a vereadora da Câmara de Leiria Ana Esperança.
"Desde 2016 que tomámos a difícil decisão e antecipámos o início da lei, deixando de receber animais para abate. E não abatemos por lotação ou sobrelotação", revelou a vereadora. Admitindo que a lotação do espaço está "sempre esgotada", a autarca afirma que há sempre "alguma rotatividade" de animais e que nem sempre os cães identificados como errantes são recolhidos para o canil, precisamente devido à sobrelotação.
"Deslocamo-nos ao local e, muitas vezes, só recolhemos o animal se ele estiver ferido ou se estiver em risco a sua saúde ou a da população. A lei obriga-nos a recolher o animal na via pública, mas, por outro lado, não permite que o coloquemos num sítio onde possa não ser bem tratado. Se o animal estiver bem de saúde, integrado na zona e não colocar em risco nem a saúde da população nem a sua própria saúde, muitas vezes, fica no local", confessou Ana Esperança.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu