Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Morreu Joaquim Vieira, proprietário da antiga Galeria Capitel


Mário Pinto, com N.H. / foto. DR Sexta, 31 de Agosto de 2018

Joaquim Vieira, proprietário da antiga Galeria Capitel, que esteve aber­ta ao público na Rua Eng.º Duarte Pacheco, em Leiria, morreu ontem, aos 98 anos, e o funeral realiza-se hoje, pelas 10h00, na Capela Mortuária de Leiria, seguindo para o cemitério local (trata a Agência Funerária Nogueira e Pina) .
Gonçalo Lopes, vereador da Cultura na Câmara de Leiria, lamenta a morte de uma figura “que dedicou a sua vida à cultura”.“O seu percurso fica marcado pela sua dedicação à cultura e, como grande apreciador de pintura, incentivou desde sempre os artistas da região. Era uma pessoa com muita sensibilidade e que dedicou a sua vida à divulgação da cultura, não só na região como no País”, referiu o vereador.
Joaquim Vieira era um humanista natural que deu parte da sua vida em prol da divulgação das artes plásticas. Foi proprietário da antiga Galeria Capitel, que chegou a ser o segundo espaço privado do género mais antigo do País. Desde jovem que manifestou o gosto pelas artes e foi pela influência do seu amigo José Vareda, proprietário da antiga Galeria Diedro, que abriu o primeiro espaço para exposições em Leiria. Joaquim Vieira inaugurou a Capitel em 1973 e no início deste século recordava que a primeira exposição que o seu espaço recebeu foi da autoria da artista Olinda Colaço, da Marinha Grande. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu