Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem com os bombeiros de Monte Redondo: “Estamos prontos para outra”


Helena Amaro / foto: Luís Filipe Coito sexta, 17 agosto 2018

Já passaram duas semanas, mas na memória da bombeira Alda Gomes ou do bombeiro Nuno Rodrigues, ainda estão bem vivas as chamas que eclodiram na Serra de Monchique, no Algarve, provocando 41 feridos, devastando mais de 27 mil hectares e danificando 74 casas, entre elas 30 de primeira habitação.
Foi ao quinto dia que uma equipa de seis elementos da secção de Monte Redondo dos Bombeiros Voluntários de Leiria foi chamada para ajudar nas operações de combate ao incêndio.
Hugo Monteiro, Albino Rodrigues, Nuno Rodrigues, Alda Gomes, Luís Trindades e Ruben Capitão partiram de Monte Redondo em direcção ao quartel da Benedita (Alcobaça) para ingressar no segundo grupo de Leiria que reforçou o combate ao incêndio em Monchique. Apoiaram a equipa de Monte Redondo dois veículos, um de comando e outro de combate florestal. Seis horas depois, estavam no Algarve, onde os esperava um cenário muitas vezes difícil de descrever.
Ficaram destacados em Silves, com uma única missão: proteger as populações das aldeias de Pinheiro e Garrado e Enxerim, uma tarefa que não foi fácil pelo comportamento do fogo e dos próprios moradores, que tiveram de ser evacuados, mas que se revelou um sucesso.

Leia a notícia completa na edição em papel.