Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Militares prestaram homenagem aos “caídos” na Batalha de Aljubarrota


Sónia Perdigão Quinta, 16 de Agosto de 2018

Foi junto ao mesmo campo onde, há 633 anos, foi disputada a Batalha de Aljubarrota, que o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) assinalou mais um aniversário do grande conflito.
A data em que Portugal se defendeu pela força da ameaça castelhana, foi assinalada com uma missa campal e cerimónias militares que avivaram o significado do confronto. 
Na introdução da sessão militar, o major Serrão, do Regimento de Artilharia n.º 4 (Leiria), lembrou que o “sucesso dessa batalha se deve ao esforço português durante a crise de 1383-1385”. A cerimónia enalteceu a perseverança do povo em plena crise dinástica e prestou uma homenagem especial aos combatentes mortos que, “com honra e gloria deram a vida pela pátria, particularmente, aos caídos na Batalha de Aljubarrota”.
Durante as cerimónias hou­ve espaço para uma pequena palestra sobre o confronto, conduzida pelo coronel Américo Fernandes Henriques. “O resultado da Batalha de Aljubarrota foi uma vitória estrondosa que enlutou o reino de Castela durante dois anos, que garantiu a Portugal a sua soberania e a sua independência, que garantiu ao povo português o direito de ser livre e que hoje, neste chão sagrado, nós comemoramos”, lembrou o coronel. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu