Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fátima: Migrantes dizem adeus a nova imagem da virgem pela primeira vez


Sónia Perdigão / Foto: Luís Filipe Coito Terça, 14 de Agosto de 2018

‘Cada forasteiro é uma ocasião de encontro’, este foi o lema, retirado da mensagem do Papa Francisco, que, este ano, pautou a peregrinação de Agos­to ao Santuário de Fátima.  Milhares de fiéis, oriundos não só de Portugal mas com raízes em muitos outros cantos do mundo, trouxeram o lema à vida e foi na ‘casa’ de Nossa Senhora de Fátima que viveram diferentes encontros: entre familiares, encontros com a imagem santa e encontros de fé, que foram acompanhados por um novo andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Pela primeira vez desde que está totalmente completo, um novo andor da virgem santa, acompanhou a celebração religiosa. 
A imagem, que corresponde a um dos mais recentes trabalhos do Santuário, foi concebida pela mão da artista plástica de Leiria Sílvia Patrício e pelo arquitecto Eusébio Calvário. Apesar desta não ter sido a primeira vez que o novo andor participou numa peregrinação, (a imagem foi estriada na peregrinação internacional aniversária de Julho), as celebrações de Agosto foram as primeiras do andor desde que está totalmente concluído.
A nova imagem vai permitir que o antigo andor histórico possa ser alvo de uma intervenção de restauro que, segundo o Santuário, deverá avançar nos próximos meses.
Tudo neste novo andor foi pensado para que o máximo de fiéis se sentisse acolhido. Aliás, o andor é composto, entre outros elementos, por quatro painéis laterais, sendo que cada um deles é adornado por uma estrela, que representa a mensagem de fé que Maria leva aos quatro cantos do mundo. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu