Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alunos premiados com estudo sobre impacto dos efluentes suinícolas rumam a Barcelona


foto: DR Quarta, 01 de Agosto de 2018

Um estudo sobre o impacto dos efluentes de suiniculturas no Rio Lis, da autoria de três alunos do 12.º ano da escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, conquistou o prémio especial na 36.ª edição do ‘Youth Science Me­eting’ (YSM). A presença na YSM, um evento internacional para jovens cientistas, valeu aos alunos o primeiro prémio nacional, o que lhes garante o passaporte para a Exporecerca Jove, em Barcelona, em Março de 2019.
Os alunos leirienses - Francisca Ferreira, Mariana Mendes e Rodrigo Filipe – desenvolveram o projecto ‘Impacte dos efluentes suinícolas na bacia hidrográfica do Lis’, no contexto de uma unidade programática da Biologia, disciplina em que teriam de realizar uma investigação em matéria de sustentabilidade ambiental com interesse regional ou nacional. 
Após a realização do projecto, os alunos leirienses concorreram ao 26.º concurso para jovens cientistas, dinamizado pela Fundação da Juventude e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tendo sido seleccionados para participar na 12.ª Mostra Nacional de Ciência, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu