Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Partem em missão para defender um povo em risco


Diana Cohen Sábado, 28 de Julho de 2018

Quarenta partem já no dia 21 de Agosto e os restantes em Setembro. São 179 os militares, a maioria dos quais do Regimento de Infantaria n.º 10, de S. Jacinto, Aveiro, que constituem a 4.ª Força Nacional Destacada Conjunta que irá viajar para a República Centro Africana em missão. Os militares serão destacados para a capital, Bangui, substituindo assim a 3.ª Força, composta por 159 militares, que, desde Março, realizaram mais de meio milhar de missões, fazendo parte da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas (Minusca) que tem como comandante o tenente-general senegalês Balla Keita.

No entanto, desses confrontos resultaram apenas ferimentos ligeiros em dois militares portugueses. Regista-se, assim, o reforço do efectivo e também da capacidade de transporte, evacuação e segurança, com o envio de seis Pandur, viaturas blindadas com capacidade para dez militares. Uma medida aprovada no mais recente Conselho Superior de Defesa Nacional, realizado a 13 de Julho último.

“É um esforço assumido pelo país, pelos militares, mas também em particular pelas famílias e amigos que ficam na rectaguarda, constituindo um pilar de estabilidade e tranquilidade que permitirá que estes homens e mulheres [duas] possam cumprir a sua missão com determinação, dedicação e empenho”, afirmou o chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, durante a cerimónia de entrega do estandarte nacional que decorreu na manhã de ontem, na Praça da Varina, na Praia da Torreira, Murtosa.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu