Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria: Ensino em colégio de Monte Redondo pode estar em ‘risco’


foto: DR Terça, 03 de Julho de 2018

A manutenção do Ensino Secundário no colégio Dr. Luís Pereira da Costa, em Monte Redondo, pode estar em causa devido às alterações do procedimento para a celebração de contratos de associação 2018/
2019 divulgado recentemente pela Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE). O procedimento motivou um alerta por parte da  presidente  de Junta da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, que, na passada Assembleia Municipal de Leiria, levou a questão a debate. 
"No procedimento referido, o colégio Dr. Luís Pereira da Costa apenas pode candidatar uma turma para o 1.º ano do segundo ciclo (5.º), duas turmas para 1.º ano do terceiro ciclo (7.º) e uma turma para o 1.º ano do Ensino Secundário (10.º)", introduziu Céline Gaspar. "Esta alteração significará que num ciclo de três anos seja de todo insustentável a continuidade deste estabelecimento de ensino que tem hoje um papel fundamental para a vila de Monte Redondo", sustentou a autarca. 
Céline Gaspar frisou a  "enor--me preocupação" da autarquia no que toca à oferta educativa de Monte Redondo, sublinhando que as falhas no ensino local "irão, desde já, manifestar-se com a saída de vários alunos da área geográfica da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, tendo em consideração que o colégio é a única oferta existente ao nível do Ensino Secundário". 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu