Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

António Marto elevado a cardeal


foto: Agência Eclesia Sexta, 29 de Junho de 2018

O bispo de Leiria-Fátima D. António Marto é, desde ontem, cardeal, tendo recebido, no Vaticano, o anel e barrete cardinalício das mãos do Papa Francisco. Este é o quinto consistório público para a criação de cardeais no pontificado de Francisco. O bispo de Leiria-Fátima D. António Marto é, desde ontem, cardeal, tendo recebido, no Vaticano, o anel e barrete cardinalício das mãos do Papa Francisco. Este é o quinto consistório público para a criação de cardeais no pontificado de Francisco.
O Papa anunciou a 20 de Maio a criação, como cardeal, de António Marto, de 71 anos, integrado numa lista que inclui colaboradores directos do Papa e responsáveis do Paquistão, Peru e Madagáscar.
Segundo a agência Ecclesia, ontem, antes da cerimónia, o Papa Francisco enviou uma carta a todos os novos cardeais, pedindo-lhes sobriedade, comunhão e alegria nas suas novas funções. “Esta alegria do Povo de Deus, devemos guar­dá-la com o nosso coração de pastores, não permitindo que a mundanidade lhe tire nobreza. Não permitas que o espírito mundano a desprestigie com expressões festivas e celebrações de tipo mundano. A alegria segundo Deus é, sempre, sóbria e profunda”, escreveu Francisco.
O Papa fala numa “proximidade” entre Roma e as várias dioceses do mundo, “com a sua história, tradição, cultura, modo de pensar e celebrar a alegria do Evangelho”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu