Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal: Pais revoltados com falta de turmas em Externato Liceal


Orlando Cardoso / foto: DR Quinta, 28 de Junho de 2018

A falta de abertura de novas turmas, no Externato Liceal de Albergaria dos Doze, está a ser contestada pelos encarregados de educação, havendo mesmo quem ameace não matricular os seus filhos no próximo ano lectivo. Em causa está a redução de financiamento governamental no âmbito dos contratos de associação. 
António do Carmo, director pedagógico do estabelecimento de ensino, explica que em causa está a autorização para abertura de “apenas uma turma do 7º ano de escolaridade”, insuficiente para acolher “os 49 alunos que frequentaram o 6º ano”, ficando mais de duas dezenas de alunos sem vaga. Com o agravante de as restantes escolas da região “também não disporem de capacidade para os receber”, diz. 
O docente alerta, ainda, para o “ridículo” de o Externato se vir obrigado a separar crianças que “estudaram juntas durante seis anos”. 
Por outro lado, a situação poderá verificar-se, igualmente, no 5º ano de escolaridade, estando a escola autorizada a abrir apenas uma turma. “Neste momento ainda não sabemos quantos alunos iremos receber, mas se forem mais de 28, ficarão igualmente sem vagas”, refere. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu