Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Parlamento recomenda ao Governo construção de estação suinícola de Leiria


Quinta, 28 de Junho de 2018

A Assembleia da República recomendou ao Governo que avance para a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) de gestão pública, em Leiria, refere uma publicação em Diário da República. Segundo a resolução, publicada ontem, assinada pelo presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, é sugerido ao Governo que "tome as medidas necessárias para que a construção e gestão de uma estação de tratamento de efluentes suinícolas, em Leiria, venha a ser assegurada por financiamentos públicos, incluindo fundos comunitários em conjunto com dinheiros públicos nacionais".
O documento sugere ainda que a infra-estrutura seja gerida "num regime de parceria pública-pública, que inclua a Águas de Portugal e as autarquias, cujo projecto deve ficar definido no segundo semestre de 2018 e ter uma dimensão adequada para tratar a totalidade dos efluentes suinícolas que actualmente poluem o Rio Lis e a sua bacia hidrográfica".
A recomendação indica ainda a necessidade de se desenvolverem esforços para "garantir uma forte fiscalização da actividade suinícola da região, de forma que os resíduos produzidos sejam efectivamente tratados".

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu