Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Toronto oferece “boas perspectivas” de negócio para vinhos e turismo em Portugal


Segunda, 18 de Junho de 2018
Toronto, no Canadá, é uma cidade que oferece “boas perspectivas” de negócio para os empresários portugueses que procuraram aquele mercado para vender os vinhos e atrair turistas no âmbito do projecto “Norte – com um pé dentro…”. Uma missão empresarial portuguesa passou pelos Estados Unidos da América (EUA) e está no Canadá, no âmbito de um projecto que está a ser impulsionado pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com sede em Vila Real. Celeste Marques representa a Adega Cooperativa de Sabrosa, localizada na Região Demarcada do Douro, que criou os vinhos “Fernão Magalhães” em homenagem ao navegador português responsável pela primeira viagem de circum-navegação ao globo. Em Toronto, reuniu-se com um importador e afirmou à agência Lusa que as perspectivas de negócio são boas. O objectivo é penetrar neste mercado de “grande dimensão” e onde residem “milhares de emigrantes portugueses”, disse. O importador Alex Nokhrin provou e gostou dos vinhos brancos e prevê que este produto poderá vir a ter "boa aceitação" nos restaurantes com quem trabalha, a maior parte dos quais canadianos. Alex Nokhrin já importa outras marcas de vinhos portugueses e referiu que quer apostar mais em Portugal. Este importador pede exclusividade para esta área do Canadá, mas pode, segundo Celeste Marques, ajudar a encontrar contactos em outras províncias do país. A responsável considerou que esta poderá ser uma oportunidade para a adega duriense entrar neste mercado, que procura vinhos “com uma maior variedade de castas e com grande complexidade”. “Em Toronto existe uma grande comunidade de portugueses e o mercado da saudade é muito importante para nós”, salientou Celeste Marques. Também por Toronto, Rui Barreira, da empresa Experience Douro, desdobrou-se em reuniões com agências de viagens, umas focadas no segmento luxo e outras mais versáteis e, no final, considerou que o “retorno foi interessante, que “há boa aceitação” e que estão reunidas as condições para “um bom trabalho”. Na cidade de Toronto vivem cerca de seis milhões de pessoas, pelo que considerou que se trata de um “mercado com uma grande dimensão” e que possui a vantagem de já ter voos directos para a cidade do Porto. “É um mercado com um nível cultural interessante, que viaja bastante e que se interessa por aquilo que nós oferecemos, como a gastronomia, bom vinho, cultura, história, e esse é um ‘mix’ de produto que nós temos”, salientou. Em Toronto, referiu, “há poucas empresas a trabalharem com muitos operadores em Portugal”, o que considerou que poderá ser uma “boa janela de oportunidade”. A Experience Douro é uma empresa focada na promoção do destino Douro, num segmento de luxo, e trabalha com clientes que querem "ver o melhor" que o território tem, proporcionando experiências "singulares e autênticas", quer seja a nível do alojamento, da gastronomia ou de provas de vinhos e azeites.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu