Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pedrógão Grande: Memorial nasce junto à fonte que salvou vidas em Nodeirinho


foto: Paulo Cunha/Lusa Quinta, 14 de Junho de 2018

Duas grandes pedras de xisto erguem-se em frente da fonte da aldeia de Nodeirinho, em Pedrógão Grande, que salvou várias pessoas há um ano, num memorial e "monumento à vida" criado pelo pintor local João Viola. Duas grandes pedras de xisto, uma maior que outra, erguem-se à frente da fonte da pequena aldeia, assentes numa fundação que esconde restos de casas que arderam. 
No meio das duas pedras, surgem outras duas mais pequenas, uma negra e outra branca, a simbolizar a ligação à terra e ao céu, respectivamente, explica à agência Lusa João Carvalho, artista do Nodeirinho, mais conhecido por João Viola.
Ao lado de uma das pedras, vai ser colocada uma asa, e, na parte da frente do memorial, uma frase bíblica que ecoa na cabeça de João Viola desde que viu tudo destruído: "Eis que faço novas todas as coisas".
Por detrás das pedras, estará também uma placa com o nome das 11 pessoas de Nodeirinho que morreram em 17 de Junho de 2017 e uma referência às plantas e animais que também morreram nesse dia.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu