Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro Hospitalar de Leiria será o “primeiro hospital amigo do doente celíaco”


Quinta, 07 de Junho de 2018

O Centro Hospitalar de Leiria apresenta hoje o projecto ‘CHL - 1.º Hospital amigo do doente celíaco’, iniciativa que visa sensibilizar a comunidade médica para esta patologia e informar a sociedade em geral.
O projecto, que será apresentado no ‘I Encontro de Doença Celíaca’ do Centro Hospitalar de Leiria, que decorre hoje, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, pretende ser "pioneiro não só na abordagem da parte do diagnóstico para sensibilizar os profissionais de saúde para um diagnóstico mais fácil e célere", mas também levando a que "o ambiente hospitalar seja favorável e de confiança para o doente celíaco", explicou a nutricionista Ângela Carvalho, salientando a importância de opções de alimentos sem glúten nas máquinas de ‘vending' do hospital.
A ideia do projecto surgiu de Estela Vicente, doente celíaca, que desafiou o hospital a dar atenção a estes utentes. "Sinto necessidade de fazer alguma coisa para que as próximas gerações não tenham de passar por aquilo que passei", explicou.
Estela Vicente foi diagnosticada com a doença celíaca há três anos, depois de muitos anos em sofrimento. "Passei um processo doloroso, longo, e sofri imenso até chegar a este diagnóstico", contou.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu