Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Costa Nova recebe 1.º Europeu de Minigolfe para Surdos


António Jorge Pires (texto)/D.R. (foto) Quarta, 23 de Maio de 2018

O 1.º Campeonato Europeu de Minigolfe para Surdos será jogado no próximo fim-de-semana, no espaço do Clube de Minigolfe da Costa Nova, tendo o mesmo formato do Mundial de Minigolfe para Surdos, jogado no último Verão na Croácia, incluindo “stroke play” individual e por equipas. Para os organizadores - Clube de Minigolfe da Costa Nova, a Associação Cultural de Surdos de Águeda e Federação Europeia de Minigolfe, a participação nesta prova é muito importante para o desenvolvimento da modalidade e, como forma de atrair ainda mais jogadores, deixam o convite para participarem nesta prova inédita enquanto desfrutam da “Veneza portuguesa”.

De acordo com o professor António Gomes, membro da direcção da Associação de Surdos de Águeda (ACSA), a organização desta prova “está a ser o maior desafio tanto para os atletas que vão formar a Selecção de Portugal como para a ACSA, mas é um marco importante na vida dos surdos e da sua associação que tudo faz para promover, em igualdade de oportunidades, os seus associados e ao mesmo tempo sensibiliza a sociedade para as reais dificuldades dos surdos e para as práticas de exclusão ainda existentes”.

Neste momento já está assegurada a presença de quatro selecções - Itália, Suécia, Hungria e Portugal -, num total de 55 atletas. Destes, 14 são da selecção nacional e associados da ACSA (ver caixa). António Gomes salienta que, num universo de 225 sócios, 40 já experimentaram praticar Minigolfe, e que são 18 que regularmente praticam esta modalidade na Costa Nova, “ao abrigo de um programa Taco a Taco – Inclusão Saudável”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu